Instalando um interruptor Four – Way

 Os interruptores four way são sistemas de instalação elétrica onde é possível acionar uma lâmpada de três ou mais locais sem muita dificuldade, para isto, todo circuito four way precisa de no minimo dois interruptores Three way e um interruptor four way, clique em mais informações para continuar.


 Para que o sistema funcione corretamente, é preciso que os interruptores four way estejam entre dois interruptores three way, imagem:

Instalando interruptores Four Way
 O Exemplo acima é um sistema em que se pode acionar a lâmpada por três locais diferentes, por exemplo Um interruptor em cada andar de um prédio.
Instalando interruptores Four Way
 Neste exemplo, mais um interruptor four way foi adicionado ao sistema, sendo agora possível acionar a lâmpada de quatro locais.
Você pode adicionar quantos interruptores four way desejar ao circuito, o único problema que você poderá sofrer sera a queda de tensão que ocorre em cabos muito longos. Para adicionar mais interruptores, basta você repetir os procedimentos de instalação em cada four way.

Identificando um interruptor four way

 Um interruptor four way, diferentemente dos interruptores simples e dos three ways possui quatro bornes na sua parte traseira, ficando aproximadamente da seguinte maneira:
Instalando interruptores Four Way

Desenvolvendo um sistema com um interruptor four Way

 Para se instalar interruptores Four Way, você precisa comprar os seguintes itens:
02 Interruptores Three Way
Interruptores Four Way (quantidade varia de acordo com o projeto)
Fios com diâmetro adequado à instalação elétrica do local e com comprimento suficiente para realizar o trajeto entre todos os interruptores.

 Neste esquema, ao invés da instalação de interruptores Three Way, ou paralelos, os cabos de retorno primários deverão ser passados entre o primeiro three way e o primeio four way, estes cabos devem ser ligados da seguinte maneira:
O primeiro retorno deve ser ligado ao borne de cima do interruptor Three Way 01 e no borne esquerdo superior do interruptor four Way, conforme a imagem:
Instalando interruptores Four Way
 Agora que o primeiro retorno já foi adicionado ao circuito, você deve realizar a conexão do segundo retorno, este deverá ser ligado no último borne do interruptor Three way #1 e no borne esquerdo de baixo do interruptor four way. Observe a imagem:
Instalando interruptores Four Way
 Se todos os procedimentos forem realizados corretamente, o nosso circuito deverá estar da seguinte maneira:
Instalando interruptores Four Way
 Agora vamos adicionar o segundo interruptor Three way, fechando o circuito dos interruptores, agora você deverá ligar um cabo, que iremos denominar de Retorno 03, no borne direito superior do interruptor four way e liga-lo no borne superior do interruptor Three Way #2, conforme a imagem:
Instalando interruptores Four Way
 O próximo passo é ligar mais um retorno, denominado Retorno 04 ao borne direito inferior do interruptor four way e o conectar ao borne inferior do interruptor Three Way #2
Instalando interruptores Four Way
Se tudo estiver ok com seu circuito, ele deverá ficar da seguinte maneira:
Instalando interruptores Four Way

Adicionando um ou mais Four Ways ao circuito

 Para aqueles que precisam ligar apenas um interruptor Four Way em seu circuito, basta rolar a página para baixo para terminar de ver os procedimentos, o próximo passo ira mostrar como ligar mais de um interruptor four way ao circuito.

 Os procedimentos para se adicionar mais um interruptor four way ao circuito basicamente os mesmos de um circuito com apenas um four way, porém, temos uma diferença.
 Os retornos 03 e 04, ao invés de serem conectados aos bornes Superior do Three Way #2 e inferior do Three way #2 respectivamente, deverão ser conectados da seguinte maneira:
 Um retorno, denominado retorno 03, deverá ser conectado ao borne superior direito do interruptor four Way #01 e ao borne superior esquerdo do interruptor four way #2, ficando da seguinte maneira:
Instalando interruptores Four Way
 Outro retorno, que iremos chamar de retorno 04, deverá ser ligado do borne direito inferior do four way 01 e ao borne inferior esquerdo do four way 02, conforme a imagem:
Instalando interruptores Four Way
 Então o seu circuito deverá ficar da seguinte maneira:
Instalando interruptores Four Way
 E agora que temos os dois interruptores four ways ligados, precisamos adicionar o segundo interruptor three way ao circuito.
Para isto, basta conectar um retorno ao borne superior direito do four way #2 e ao borne superior do interruptor Three Way #2 este retorno será chamado de retorno 05, ficando da seguinte forma:
Instalando interruptores Four Way
 Agora vamos conectar um retorno ao borne inferior direito do interruptor four way #2 ao interruptor Three Way #2, este retorno sera chamado de retorno 06. veja imagem:
Instalando interruptores Four Way
 E o circuito ficou da seguinte maneira:
Instalando interruptores Four Way
Para se adicionar mais four ways ao sistema, basta interliga-los com retornos, assim como foi feito entre os interruptores four way #01 e #02.
 Agora vamos continuar com os procedimentos para os dois casos.

Continuando a Instalação

 Para continuar a instalação, independente do método utilizado, precisamos ligar uma fase ao borne central do interruptor Three way #1
Instalando interruptores Four Way
E agora basta ligar um retorno do borne central do interruptor Three way #2 na lâmpada.
Instalando interruptores Four Way
Para finalizar, basta ligar o outro lado da lâmpada no condutor neutro
Instalando interruptores Four Way

7 Replies to “Instalando um interruptor Four – Way”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *